quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Capelas da Santa Cruz



Herança que os jesuítas deixaram  no Brasil na sua missão de catequizar os índios as Capelas da Santa Cruz estão espalhadas principalmente em São Paulo e Minas Gerais.
 É símbolo concreto da devoção popular na “Santa Cruz”, ou “Vera Cruz".
A maioria dos devotos  desconhecem sua origem, mas continuam mantendo a tradição e comemoram a Festa da Santa Cruz pois foi assim que seus pais lhe ensinaram.
No dia 3 de maio em frente a algumas dessas Capelas é realizada a "Festa da Santa Cruz". 
Na sua maioria são festas familiares onde se reúnem  para rezar, dançar e honrar a "Santa Cruz".


Capela Santa Terezinha



A primeira vista esta Capela parece uma construção nova que ainda não está concluida, porém reparando mais um pouco, no telhado, ao lado do telhado de zinco,  voce verá uma tipica "Capela da Santa Cruz" que está sendo aumentada e remodelada. Centenas de atuais Igrejas de hoje foram no passado uma pequena "Capela da Santa Cruz".











obs : (Se voce tiver alguma historia ou "causo" sobre esse assunto, por favor, conte para mim !)


Pequeno Relato de Saint Hilaire


"Uma cruz de madeira indica o limite entre a capitania de Minas e a de S. Paulo".
 (p.136)( 1822 - Saint Hilaire)

Capela da Santa Cruz no Caetê - Antiga

Capela da Santa Cruz do Caetê (Antiga), também na estrada de Monteiro Lobato. 
Está situada quase em frente à Fazenda Caetê. Um morador vizinho informou que o "proprietário" estava querendo derrubar a pequena Capela.
Seu estado representa a situação das Capelas da Santa Cruz na nossa região: semiabandonadas.
Segundo a tradição local não se deve descartar objetos sagrados em lugares profanos e por esse motivo as Capelas da Santa Cruz se tornaram o local ideal para o descarte dessas imagens quando quebradas.
Também os novos convertidos a "crença evangélica" não ficam seguros de abandonar suas imagens no lixo e acabam depositando-as nestas Capelas. 
Conversando com um "pai de santo" ele me disse que as Capelas da Santa Cruz também podem ser usadas para fazerem seus "despachos" e que não se deve tocar, nem levar nada que pertença a essas Capelas para casa sem corrermos o risco de ficarmos com um "encosto".

Durante a pesquisa me informaram que este terreno, atualmente, pertenceria a Prefeitura Municipal e que projetam um conjunto habitacional nele. Outros porem informaram que o terreno na verdade pertence a um particular

















obs : Em maio de 2015 retornei para ver o estado desta Capelinha. Colhi um relato sobre a Capela que em breve estara no blog.